Possível erupção vulcânica a 2.000 metros de profundidade em El Hierro nas Ilhas Canárias

Clique aqui para comentar esta publicação


Investigadores do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) espanhol consideram que pode estar em curso uma erupção submarina, a 2.000 metros de profundidade, no mar de Las Calmas, na ilha canária de El Hierro.

A informação foi vinculada por fontes do CSIC, numa altura em que os investigadores da entidade estão reunidos para analisar a situação na ilha, segundo confirmou à Lusa fonte da entidade.

"Esperamos divulgar informação detalhada num comunicado em breve", explicou a fonte.

Comité especial de protecção civil reunido de emergência

O comité que coordena o plano de protecção civil de emergências por risco vulcânico está reunido para analisar a situação na ilha canária de El Hierro, depois de indicações de que pode estar em curso uma erupção submarina.

Fonte do Instituto Geológico Nacional confirmou à Lusa que se espera "uma comunicação dentro de uma hora ou duas" do comité PEVOLCA (Plano específico de proteção civil e atenção de emergências por risco vulcânico).

"Estão a analisar a situação e deverão emitir um comunicado em breve com informação e medidas a tomar", disse a fonte, confirmando que, até ao momento, o nível de alerta permanece em amarelo.

"Qualquer decisão sobre alteração do nível de alerta sairá da reunião", disse.

Este comité, que funciona desde o início do verão quando começaram a sentir-se atividades sísmicas em El Hierro está a analisar informação recolhida pelo Instituto Geológico Nacional de que poderá estar em curso uma erupção submarina a 2.000 metros, no mar de Las Calmas.

A informação está a ser analisada também por especialistas do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC).

A rádio autonómica das Canárias informou que os serviços de emergência deram instruções a todos os clubes de mergulho de El Hierro para que suspendam qualquer actividade ao largo da ilha.

Entretanto, a capitania de El Hierro emitiu uma recomendação que pede a suspensão da navegação na zona Oeste onde pode estar em curso a erupção submarina.

A ilha de el Hierro tem vivido nas últimas semanas milhares de movimentos sísmicos que especialistas indicam podem pressagiar uma erupção vulcânica e que obrigaram à evacuação de algunas zonas próximas da região de Frontera.

Desde Julho já se sentiram mais de 9.600 sismos, o mais forte dos quais, na noite de sábado passado, alcançou os 4,3 na escala de Richter.

A confirmar-se a erupção seria a primeira em Espanha desde 1971, quando ocorreu a erupção do vulcão Teneguia na ilha de La Palma, também no arquipélago das Canárias.

Fonte: http://www.dnoticias.pt/actualidade/mundo/287035-possivel-erupcao-vulcanica-a-2000-metros-de-profundidade-em-el-hierro-nas-c

Notícias similares:
http://tv2.rtp.pt/noticias/index.php?t=Erupcao-de-vulcao-em-Espanha-so-e-visivel-caso-se-abra-uma-nova-fissura.rtp&article=486947&layout=10&visual=3&tm=7
http://www.cnoticias.net/?p=45633

Imagem para facilitar a localização da Ilha El Hierro
El Hierro é uma "pequenininha" da ilhas mais ocidentais do Arquipélogo.

Gostou? Compartilhe esta publicação nas redes sociais



0 comentários:

Postar um comentário