2 Terremotos Muito Forte: 6,7 Zona Central do Chile e 6,8 Leste de Papua Nova Guiné

Clique aqui para comentar esta publicação




Terremoto de 6,7 graus atinge zona central do Chile
Um terremoto de magnitude 6,7 graus na escala Richter atingiu a zona central do Chile na madrugada desta terça-feira, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), entidade que monitora a atividade sísmica no mundo, que inicialmente havia classificado o evento com uma intensidade de 6,5 graus, revisada posteriormente.

O tremor foi sentido as 0h50 (horário de Brasília), com epicentro a 42km de Valparaíso e a 112 km da capital Santiago, a uma profundidade de 37 km. As 1h03 foi registrada uma réplica do sismo. Ainda não há informações sobre danos e vítimas.
O Serviço Hidrográfico e Oceanográfico local (SHOA, na sigla em espanhol) indicou que não há risco de tsunami, mas, por precaução, decretou a evacuação da costa entre as cidades de Tongoy, na região de Coquimbo, até a de Constitución, na de El Maule, em uma faixa litorânea de 800km.
Segundo o Escritório Nacional de Emergência (Onemi), o tremor foi percebido em uma ampla zona do território, desde a região de Atacama, no norte, até a de Bío-Bío, 1.500 km ao sul.
Em Santiago, muitas pessoas abandonaram os edifícios e saíram às ruas, e em alguns imóveis o serviço elétrico ficou interrompido.
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/...

Forte terremoto sacode Leste de Nova Guiné, Papua Nova Guiné


Dados recebidos da Rede Sismográfica Global (Iris-GSN) mostram que um intenso abalo sísmico que atingiu 7.0 graus de magnitude foi registrado no leste de Nova Guiné, em Papua-Nova Guiné as 04h13 pelo horário de Brasília (17/04/2012). O violento abalo teve seu epicentro localizado sob as coordenadas 5.60S e 147.20E, a 202 km de profundidade. O mapa abaixo mostra a localização do epicentro.

Apesar da grande intensidade do abalo, a profundidade em que ocorreu o evento favorece a dissipação da energia antes de chegar à superfície.

Um terremoto de 7.0 graus de magnitude libera a mesma energia que 24 bombas atômicas similares a que destruiu Hiroshima em 1945, ou a explosão de 474330 toneladas de TNT.
Importante: Esta notícia pode sofrer alterações ao longo do dia.

http://www.apolo11.com

Gostou? Compartilhe esta publicação nas redes sociais



0 comentários:

Postar um comentário