Atividade do vulcão Popocatepetl intensifica no México: 19 milhões podem ser afetados por uma erupção

Clique aqui para comentar esta publicação


imagem recente retirada do site http://ne10.uol.com.br/canal/cotidiano/internacional/...
Por Sami K. Martin , Christian Post Contribuinte
18 de abril de 2012

O vulcão Popocatepetl está fazendo o movimento e ameaçando entrar em erupção, causando às autoridades mexicanas elevar o nível de alerta da fase três para a fase amarela - amarelo dois.

O vulcão já começou a "vomitar" em brasa pedaços de rochas, e sua abertura se expandiu. Estes são sinais de que o vulcão, ainda está muito ativo e poderá em breve entrar em erupção.

Em um comunicado pelo Centro Nacional do México para a Prevenção de Desastres, o vulcão poderia produzir "exalações moderadas, algumas com cinzas baixas e esporádicas a explosões moderadas com fragmentos ardentes e provávelmentemagma flamejante dentro da cratera".

Moradores e turistas foram aconselhados a permanecer pelo menos a sete quilômetros de distância da base do vulcão, para evitar que o magma ou rocha quente possam ferir alguém.

O México vem enfrentando catástrofes naturais com uma frequência crescente.

Na sexta-feira, os funcionários do Serviço Geológico dos EUA informaram um terremoto de magnitude 5,4 a seis milhas ao largo da costa do Pacífico do México. Era poderoso o suficiente para abalar prédios a 230 milhas de distância na Cidade do México. Felizmente ninguém ficou ferido nesse terremoto, e o país ficou relativamente incólume.

Um terremoto de magnitude 7,4 atingiu em apenas dois dias anteriores, sem ferir ninguém, mas deixando os moradores da Cidade do México abalada. De acordo com a Reuters, era o terceiro sismo em menos de um mês. O último terremoto de grandes proporções atingiu em 20 de março, ferindo 11 em Oaxaca e dois no México.

O vulcão Popocatepetl desde suas últimas erupções em 2000, e em 2005 lançou um grande volume de fumaça e cinzas. Lavas também foram lançadas em 2005, e desde então tem-se mantido relativamente calmo. Somente em 2012 é que começou a se deslocar e agir novamente.

De acordo com o Programa de Vulcanismo Global, Popocatepetl é a palavra asteca para "Montanha que Fuma" e é o segundo vulcão mais alto da América do Norte, medindo 17,802 metros de altitude.

A Reuters está relatando que várias escolas foram fechadas em função da mudança de nível e os moradores estão começando a evacuar a cidade. Se entrar em erupçãototalmente, mais de 19 milhões de habitantes serão afetados.

"Para os idosos, isso é normal", diz Jaime Romero de San Pedro Benito Juarez, à Reuters. "Qualquer que seja o vulcão o que se fizer é bom. Mas os mais jovens, como eu, na área estão sempre alerta."

extraído de: http://www.christianpost.com/news/popocatepetl-volcano-threatning-to-erupt-19-million-prepare-to-evacuate-73454/
Postado por Andrea via: http://portaldosanjos.ning.com/ 


Veja o vídeo POPCATEPTL erupção de alguns meses atrás
Enviado por 1AmazingWorld em 24/11/2011


Gostou? Compartilhe esta publicação nas redes sociais



0 comentários:

Postar um comentário