Internautas registram ‘bola de fogo’ cortando o céu no Espírito Santo

Clique aqui para comentar esta publicação



Segundo relatos, o fenômeno foi visto de Vitória, Vila Velha, Serra, Marataízes, entre outros municípios

GAZETAONLINE
21/04/2012

Objeto voador foi visto em cidades do Sul e do Norte do ES e chamou atenção por causa do brilho intenso. Especialista diz que era um meteoro

Durante a noite desta sexta-feira (20), várias pessoas, na Grande Vitória e no interior do Estado, viram uma espécie de bola luminosa cortando o céu. Segundo relato de alguns internautas, o fenômeno, que parecia um “grande cometa”, foi visto entre as 22h30 e 23h30 e seguiu em direção ao norte. Depois de muita especulação um especialista afirmou tratar-se de um meteoro que passou pela Terra.

O fenômeno foi visto por pessoas de Norte a Sul do Estado. Uma delas foi o engenheiro Francisco Hermes Lopes, 59 anos, que seguia pela rodovia BR 101 Norte, por volta das 23h, na região de Baunilha, distrito de Colatina, quando foi surpreendido com a passagem do objeto.

“Eu estava na estrada, saindo de Vitória. A princípio achei que fosse um avião. Passou muito rápido e deu para ver nitidamente uma coisa se desprendendo dele. Chamou a atenção porque era muito grande. Depois passou por trás de uma montanha e eu perdi de visão. Cheguei a ter a impressão de que caiu no Norte de Colatina”, contou.

Morador do bairro São Diogo, na Serra, Alex Henrique de Souza, 24 anos, também viu o fenômeno. Ele formou uma bela paisagem, segundo o ele.

“Era meio azulado e deixou um rastro. Passou bem próximo e seguiu em direção ao Norte. Era uma luz muito radiante. Tive a impressão de que eram quatro objetos, como se tivessem sido divididos”, disse o vendedor, que acreditou ter visto um cometa, meteoro ou até mesmo lixo espacial.

O internauta Jean Ricardo Silva relatou a passagem de objetos luminosos no céu de Pinheiros, Norte do Estado. Segundo ele, foi possível avistá-los por cerca de um minuto. “Estávamos na festa da cidade de Pinheiros e também vimos esse fenômeno muito bonito no céu. Era um objeto dividido em quatro partes, com uma calda imensa e com uma luminosidade intensa, coisa muito linda. Durou entre 50 e 60 segundos”, disse.

Fim do mistério

Coordenador do Núcleo de Física da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), o professor de Física Nuclear Marcos Tadeu Orlando, afirma, com base nas imagens analisadas por ele, que o objeto luminoso, na verdade, era um meteoro com cerca de 12 metros, em alta velocidade e a 3 mil ºC.

“Tem alta probabilidade de ser um meteoro entrando na atmosfera. Ele estava singrando (percorrer navegando) o céu com uma velocidade de cerca de 10 mil km/h, oito vezes a velocidade de um jato”, disse.

O meteoro pode ter caído no mar ou no continente ou apenas “ricocheteado” na atmosfera. “Pela trajetória descrita, do Sul em direção ao Norte, ele pode ter impactado no mar ou no continente, precisamos saber se alguém viu ele cair. Ele também pode ter somente tangenciado a atmosfera, por isso viram fogo”, explicou.

O fenômeno é raro e o físico diz que somente a análise de um fragmento do meteoro poderia apontar mais detalhes para o acontecimento do fenômeno.

Fonte: http://gazetaonline.globo.com/index.php?id=/_templates/mobile/agaze...
via:  http://portaldosanjos.ning.com






Postado por Andrea
via: http://portaldosanjos.ning.com

Gostou? Compartilhe esta publicação nas redes sociais



0 comentários:

Postar um comentário