TERREMOTO - 6.3 - FORTE - Oaxaca (México) & tremor ocorreu no Brasil, a 2 km da cidade de Montes Claros (MG)

Clique aqui para comentar esta publicação



Terra volta a tremer em Montes Claros, município de Minas Gerais
Agência Brasil
Publicação: 02/04/2012

Pela quarta vez desde março de 2005, a terra tremeu em Montes Claros, no nordeste de Minas Gerais (a 418 quilômetros de Belo Horizonte), na madrugada desta segunda-feira (2/4). De acordo com a prefeitura da cidade, os tremores ocorreram à 1h46, às 2h20 e às 4h18. Não houve danos na zona urbana, e na área rural, a Defesa Civil ainda está fazendo um levantamento.


Os tremores foram confirmados pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB). “Baseado no histórico recente de sismicidade, podemos afirmar que efetivamente o que as pessoas sentiram foi tremor de terra, com epicentro na mesmo região percebida no ano passado, em 2010 e 2009”, disse o chefe do observatório, Lucas Barros, à Rádio Nacional.

Os tremores não foram medidos pelas estações remotas do observatório. Barros estima que os abalos tenham sido de 3 graus na escala Richter. “Não é capaz de produzir nenhum tipo de dano”, assegurou. Ele disse que pelo menos mais um tremor de intensidade menor foi sentido em algumas localidades da cidade. Esta é a segunda vez que o observatório constata a ocorrência de tremores neste ano. A primeira foi em 24 de fevereiro, na cidade de São Francisco do Guaporé, em Rondônia.

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/...


Relatório Sismológico

O mapa ao lado destaca o tremor que ocorreu no Brasil, a 2 km da cidade de Montes Claros (MG) às 01:50 UTC do dia 02/04. Esse evento ocorreu a 10 km de profundidade e atingiu 3.5 graus de magnitude, abaixo das coordenadas 16.72S e 43.85W.
 De acordo com dados recebidos do Instituto de Pesquisas geológicas dos EUA, USGS, nas últimas 48 horas ocorreram 164 abalos tectônicos. Do total registrado, 142 foram sismos de baixa intensidade e 20 apresentaram magnitude moderada. 2 tremores foram classificados entre forte e muito forte.
http://www.apolo11.com/terremotos.php

COLABORAÇÃO DE ZULMA PEIXINHO
Postado por Andrea - http://portaldosanjos.ning.com

Gostou? Compartilhe esta publicação nas redes sociais



0 comentários:

Postar um comentário