Vulcão Tungurahua (Equador) jorra e lança cascalho para cidade vizinha

Clique aqui para comentar esta publicação



23-04-2012
No fim de semana, a erupção vulcânica do Tungurahua teve uma forte explosão que resultou em cascalho caindo na cidade vizinha de Pillate, Equador.

A explosão, caracterizada pelo seu alto “tiro de bala de canhão”, foi imediatamente detectada pelos moradores locais e cientistas a observar o progresso do vulcão. A explosão foi seguida mais tarde por um leve tremor e uma pulsação constante de "alta energia"

A cobertura de nuvens constantes em torno do vulcão causou aos cientistas, do ramo Instituto Geofísico da Escola Politécnica Nacional, problemas para determinar seu estado atual .

A maioria das observações diretas são realizadas no Observatório Guadalupe, o mais próximo na vizinhança.

Tungurahua, localizado na Cordilheira dos Andes no Equador, há 5,016 metros de altura e suas erupções começaram em 1999. Desde então, o vulcão tem a transição de períodos de alta atividade e atividades de calma.

Contudo, Tungurahua não é o único vulcão causando danos extremos e preocupação no mundo hispânico. Popocatépetl, localizado na Cidade do México, também tem estado sob estreita vigilância devido a sua atividade recente, que incluiu explosões de cinzas.

Extraído de: http://www.hispanicallyspeakingnews.com/notitas-de-noticias/details...

Foto do Dia: Vulcão no Equador
Abril 22, 2012 

Erupção vulcânica no Tungurahua, a 5 mil metros de altitude, um vulcão localizado no centro andino do Equador,dando nome à província de Tungurahua, no centro do país.

A imagem seguinte foi captada em 2006. Durante os últimos 1300 anos, o Tungurahua tornou-se ativo a cada 90 anos, aproximadamente.


Postado por Andrea

Gostou? Compartilhe esta publicação nas redes sociais



0 comentários:

Postar um comentário