No fim de semana, a erupção vulcânica do Tungurahua teve uma forte explosão que resultou em cascalho caindo na cidade vizinha de Pillate, Equador.
A explosão, caracterizada pelo seu alto “tiro de bala de canhão”, foi imediatamente detectada pelos moradores locais e cientistas a observar o progresso do vulcão. A explosão foi seguida mais tarde por um leve tremor e uma pulsação constante de "alta energia"
A cobertura de nuvens constantes em torno do vulcão causou aos cientistas, do ramo Instituto Geofísico da Escola Politécnica Nacional, problemas para determinar seu estado atual .
A maioria das observações diretas são realizadas no Observatório Guadalupe, o mais próximo na vizinhança.
Tungurahua, localizado na Cordilheira dos Andes no Equador, há 5,016 metros de altura e suas erupções começaram em 1999. Desde então, o vulcão tem a transição de períodos de alta atividade e atividades de calma.
Contudo, Tungurahua não é o único vulcão causando danos extremos e preocupação no mundo hispânico. Popocatépetl, localizado na Cidade do México, também tem estado sob estreita vigilância devido a sua atividade recente, que incluiu explosões de cinzas.
Extraído de: http://www.hispanicallyspeakingnews.com/notitas-de-noticias/details...
Foto do Dia: Vulcão no Equador
Abril 22, 2012 Erupção vulcânica no Tungurahua, a 5 mil metros de altitude, um vulcão localizado no centro andino do Equador,dando nome à província de Tungurahua, no centro do país.
A imagem seguinte foi captada em 2006. Durante os últimos 1300 anos, o Tungurahua tornou-se ativo a cada 90 anos, aproximadamente.
Extraído de: http://estorias.net/foto-do-dia-vulcao-no-equador/
Postado por Andrea
0 comentários:
Postar um comentário