Partes do monte Fuji podem desmoronar

Clique aqui para comentar esta publicação


Principal atração turística do Japão está ameaçada

A zona em torno do Fuji-san é conhecida pelos terremotos frequentes e pelas numerosas falhas. Nova descoberta ameaça a própria montanha

Partes do monte Fuji, símbolo nacional e uma das principais atrações turísticas do Japão, podem desmoronar se uma falha recém-descoberta debaixo do vulcão se deslocar. É o que alertou um relatório encomendado pelo Governo japonês.

Um estudo, preparado por sismologistas durante três anos, descobriu a falha ativa até então desconhecida sob o cone vulcânico 100 quilômetros a oeste de Tóquio. É possível que partes da montanha possam ruir com deslizamentos de terra na direção de Gotemba, cidade situada entre a montanha e o Oceano Pacífico, afirmou Yasuhiro Yoshida, diretor de Pesquisas Cismológicas do Ministério da Ciência.

Uma equipe de cientistas, liderada por acadêmicos da Universidade de Tóquio, disparou ondas sísmicas simuladas na montanha, que revelaram a falha que teoricamente seria capaz de produzir um terremoto de magnitude até sete graus na escala Richter.

O grupo acredita que a falha se moveu alguma vez no passado no mais recente milhão de anos, embora não tenha ficado claro quando isso ocorreu. Yoshida explicou que a geografia local mostrou que o Fuji-san sofreu importantes deslizamentos cerca de três mil anos atrás.

A zona em torno da montanha, muito admirada por sua beleza, é conhecida pelos terremotos frequentes e pelas numerosas falhas. O país está em alerta para possíveis tremores e outros desastres naturais desde o terremoto de magnitude nove seguido de tsunami de 11 de março de 2011, que matou 19 mil pessoas. (das agências de notícias)

ENTENDA A NOTÍCIA

Mais estudos são necessários para determinar como a falha poderia afetar uma atividade vulcânica em potencial e vice-versa. O monte Fuji é um vulcão ativo, porém de baixo risco de erupção. É um destino turístico popular, sobretudo para escalada.

Extraído de: http://www.opovo.com.br/app/opovo/mundo/2012/05/12/noticiasmundo,2838012/partes-do-monte-fuji-podem-desmoronar.shtml
Postado por Andrea Cortiano

Gostou? Compartilhe esta publicação nas redes sociais



0 comentários:

Postar um comentário