Satélites observam Folhas de Gelo derretidas da Groenlândia sem precedentes - (IMPRESSIONANTE!)

Clique aqui para comentar esta publicação


Nota Segundo Sol: Veja mais abaixo nota sobre geleiras da Groenlândia no wikipedia.

Extensão da superfície derretida sobre folha de gelo da Groenlândia em 08 de julho de 2012 (à esquerda) e 12 de julho de 2012 (à direita).
As medições de três satélites mostraram que em 8 de Julho, cerca de 40 por cento da folha de gelo tinham sido submetidos a descongelamento na/ou perto da superfície. Em poucos dias, o derretimento tinha acelerado dramaticamente e uma estimativa de97 por cento da superfície da folha de gelo tinha descongelado até 12 julho. Na imagem, as áreas classificadas como "derretimento provável" (rosa claro) correspondem aos locais onde pelo menos um satélite havia detectado o derretimento da superfície. As áreas classificadas como "derreter" (rosa escuro) correspondem aos locais onde pelo menos dois ou três satélites haviam detectado o derretimento da superfície.
Image credit: Jesse Allen, NASA Earth Observatory and Nicolo E. DiGirolamo, SSAI and Cryospheric Sciences Laboratory imagem ampliada.

24 de julho de 2012
Pasadena, Califórnia - Durante vários dias deste mês, a cobertura de gelo derretido dasuperfície da Groenlândia sobre uma maior área do que a qualquer momento em mais de 30 anos de observações de satélite. Aproximadamente toda a cobertura de gelo da Groenlândia, a partir de suas finas e baixas altitudes de bordas costeiras para a sua 2 milhas de espessura central (3,2 km), experimentado um certo grau de fusão na sua superfície, de acordo com medições de três satélites independentes, foram analisadas pela NASA e cientistas universitários.

Em média, no verão, cerca de metade da superfície da folha de gelo da Groenlândia derrete naturalmente. Em altitudes elevadas, mais de que a água de fusão rapidamente recongela no lugar. Perto da costa, uma parte da água de fusão é retida pela folha de gelo, eo resto é perdido para o mar. Mas este ano o grau de derretimento do gelo na/ ou perto da superfície aumentou enormemente. De acordo com os dados de satélite, uma estimativa de 97 por cento da superfície da folha de gelo descongelou, em algum momento em meados de Julho.

Os pesquisadores ainda não determinaram se este este evento de fusão extensa afetará o total do volume global de perda de gelo neste verão e contribuirá para a elevação do nível do mar.

"O gelo da Groenlândia é uma vasta área com uma variada história da mudança. Este evento, juntamente com outros fenômenos naturais, mas incomuns, como o evento na semana passada em Petermann Glacier, são parte de uma história complexa," disse Tom Wagner, Gerente de programa criosfera da NASA em Washington. "As observações de satélite estão nos ajudando a entender como os eventos como estes se relacionam entre si, bem como para o sistema climático mais amplo."

Son Nghiem da NASA's Jet Propulsion Laboratory in Pasadena, Calif, foi analisar os dados de radar da Indian Space Research Organisation do (ISRO) satélite Oceansat-2 na semana passada quando ele percebeu que a maior parte da Groenlândia parecia ter sofrido derretimento da superfície em 12 de julho. Nghiem disse, "Este evento era tão extraordinário que no começo eu questionei o resultado: era real ou foi devido a um erro de dados?"

Nghiem consultou Dorothy Hall em NASA's Goddard Space Flight Center in Greenbelt, Md. Hall estuda a temperatura da superfície da Gronelândia usando o Moderate-Resolution Imaging Spectroradiometer (MODIS) são satélites Terra da NASA e do Aqua. Ela confirmou que MODIS mostrou temperaturas excepcionalmente altas e que o degelo era extenso sobre a superfície de gelo.

NOTA: Spectroradiometer são instrumentos destinados a medir as distribuições espectral de potência de iluminação.
Moderate-Resolution Imaging Spectroradiometer (MODIS) é um instrumento científico lançado na órbita da Terra pela NASA em 1999 a bordo do satélite Terra (EOS AM), e em 2002 a bordo do satélite Aqua.[1]
Extraído de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Moderate-Resolution_Imaging_Spectrorad...

Thomas Mote, um climatologista da Universidade da Geórgia, Athens; e Marco Tedesco da Universidade da cidade de Nova York também confirmaram a fusão visto por Oceansat-2 and MODIS com passive-microwave satellite dados a partir do micro-ondas sensor especial Imager/Sounder em uma Força Aérea dos EUA satélite meteorológico.

A fusão se espalhou rapidamente. O derretimento nos mapas gerados a partir dos três satélites mostraram que em 8 de julho, cerca de 40 por cento da superfície da camada de gelo havia derretido. Em 12 de julho, 97 por cento haviam derretido.

Este evento extremo de fusão coincidiu com um sulco forte de ar quente, ou uma cúpula de calor, sobre a Groenlândia. O c**e foi um de uma série que tem dominado o tempo da Groenlândia desde o final de maio. "Cada rebordo sucessivo tem sido mais forte do que o anterior," disse Mote. Este último pico de calor começou a se mover ao longo da Groenlândia em 8 de julho, e, em seguida estacionou-se sobre a camada de gelo cerca de três dias depois. Em 16 de julho, havia começado a dissipar.

Mesmo a área ao redor da Estação do Pico no centro da Groenlândia, que a 2 milhas (3,2 quilômetros) acima do nível do mar está perto do ponto mais alto da cobertura de gelo, mostrou sinais de fusão. Tal fusão pronunciada na Cimeira e em toda a camada de gelo não ocorria desde 1889, de acordo com núcleos de gelo analisados por Kaitlin Keegan no Dartmouth College em Hanover, NH A National Oceanic and Atmospheric Administration estação meteorológica em picos de temperaturasconfirmaram que o ar pairava acima ou dentro de um grau de congelamento durante várias horas de 11-12 de julho.

"Os núcleos de gelo de pico mostraram que os eventos de fusão deste tipo ocorrem uma vez a cada 150 anos, em média. Com o acontecimento último, em 1889, este evento é na hora certa," disse Lora Koenig, o glaciologista Goddard e um membro da equipe de pesquisa a análise dos dados de satélite. "Mas se continuarmos a observar eventos de fusão como este nos próximos anos, será preocupante."

A análise de Nghiem ao encontrar dados do Oceansat-2 foi o tipo de benefício que a NASA e ISRO tinham a esperança de estimular quando eles assinaram um acordo em março de 2012 a cooperar em Oceansat-2 pelo compartilhamento de dados

Extraído de: http://www.jpl.nasa.gov/news/news.cfm?release=2012-217&rn=news....

Nota Wikipedia: Nota: Lençol de gelo da Groenlândia
O gelo da Groenlândia ( Kalaallisut : Sermersuaq) é um vasto corpo de gelo cobrindo 1,710,000 quilômetros quadrados (660.235 sq mi), aproximadamente 80% da superfície da Groenlândia . É o segundo maior corpo de gelo do mundo, após a camada de gelo da Antártida. A camada de gelo tem quase 2.400 km (1.500 milhas) de comprimento em uma direção norte-sul, e sua maior largura é de 1.100 km (680 milhas) a uma latitude de 77 ° N , próximo a sua margem norte. A altitude média do gelo é 2.135 metros (7.005 pés). [1] A espessura é geralmente mais de 2 km (1,24 mi) e mais de 3 km (1,86 milhas), em seu ponto mais grosso. Não é só a massa de gelo da Groenlândia - geleiras isoladas e pequenas calotas cobrem entre 76.000 e 100.000 quilômetros quadrados (29.344 e 38.610 sq mi) em torno da periferia. Alguns cientistas prevêem que a mudança climática pode estar perto de um "ponto de inflexão", onde todo o lençol gelado vai derreter em cerca de 2000 anos. [2] Se os inteiros 2.850.000 quilômetros cúbicos (683.751 cu mi) de gelo derretessem, levaria a global a elevação do nível do mar de 7,2 m (23,6 pés). [3]

O gelo da Groenlândia é também por vezes referido sob o prazo de gelo terrestre, ou seu equivalente dinamarquês, indlandsis. Também é por vezes referido como uma capa de gelo. " Folha de Gelo "é considerado o termo mais correto, como" gelo "geralmente refere-se a massas de gelo menos extensas. [ carece de fontes? ]

Um helicóptero decolando do gelo da Groenlândia


Esboço do mapa da Groenlândia , com profundidades de folhas de gelo. GISP2 refere-se a um local principal do Projeto de gelo da Groenlândia , onde a 3 km de profundidade núcleo de gelo foi tirado.

Vídeos no youtube:


Sem contar que o AQUECIMENTO GLOBAL É UMA FARSA!!!

Mais detalhes é possível encontrar na publicação completa e pesquisa e tradução feita pela Andrea Cortiano, do Portal dos Anjos, link:
http://portaldosanjos.ning.com/group/...

Gostou? Compartilhe esta publicação nas redes sociais



0 comentários:

Postar um comentário