Uma explosão solar é uma intensa erupção de radiação proveniente da liberação de energia magnética do Sol. Mas a tempestade só acontece quando um fluxo de radiação atinge o campo magnético da Terra. Isso acontece por causa das manchas solares, regiões onde existe uma redução de temperatura e pressão das massas gasosas no Sol.
Essa erupção solar se estendeu por mais de 257 mil quilômetros além do Sol. A imagem feita pelo Solar Dynamics Observatory (SDO) traz também uma ilustração da Terra para se ter uma noção da dimensão da explosão solar.
A SDO conseguiu capturar a erupção solar porque ela trabalha com luz ultravioleta extrema. Forças magnéticas impulsionaram o fluxo de plasma do Sol, mas sem força suficiente para vencer a gravidade. Por isso, a maior parte do plasma caiu novamente sobre o Sol.
A NASA também divulgou um vídeo sobre a explosão solar criado com a união de todas as imagens capturadas pela sonda. Ela estuda os processos do Sol e analisa como eles podem influenciar a Terra. Veja abaixo:
via: http://exame.abril.com.br/ciencia/noticias/nasa-fotografa-explosao-solar-20-vezes-maior-que-a-terra
Vídeo:
0 comentários:
Postar um comentário