Nomeação do novo diretor do Banco Vaticano gera polémica

Clique aqui para comentar esta publicação


15/02/2013
A nomeação do novo presidente do Instituto para as Obras da Religião, mais conhecido como Banco Vaticano, está a causar polémica. Baron Ernst von Freyberg - o escolhido - vai acumular a sua nova função com a de presidente da companhia naval alemã Blohm-Voss, que além de reparar navios de cruzeiro, também fabrica barcos de guerra.

A nomeação do novo presidente do Banco Vaticano está a causar perplexidade. É que o lugar já está vago há oito meses, desde que Ettore Gotti Tedeschi foi obrigado a demitir-se do cargo devido a lutas de poder. E agora que Bento XVI estás prestes a deixar de ser Papa, muitos pensavam que seria o seu sucessor a nomear o novo diretor do Banco do Vaticano. Essa "pressa" em fazer ocupar o cargo está a gerar críticas que apontam a existência de tensões e "guerras" dentro da própria curia.

Em resposta àqueles que apontavam uma incompatibilidade de von Freyberg com o cargo que agora ocupa, devido ao facto de a Blohm-Voss fabricar navios de guerra, Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano, veio tentar esclarecer aquilo que considerou ser um falsa informação.

"Não sei se fazem barcos de guerra, mas do que estou seguro é que se trata de uma pessoa competente. Organiza peregrinações a Lourdes e é membro da Ordem de Malta", assegurou.

Como continuasse a ser pressionado pelos jornalistas sobre a real atividade da empresa, o porta-voz do Vaticano veio, posteriormente, dizer que a Blohm-Voss "já não fabrica barcos, vendeu essa secção e apenas se dedica à engenharia naval".

Contudo, a imprensa assinala que a página eletrónica da empresa refere que ainda tem entre mãos o projeto de construção de algumas fragatas militares para a Marinha alemã.

Muitos críticos mantêm que a nomeação de von Freyberg colide com a atitude do Vaticano, que sempre defendeu a paz e condenou os conflitos bélicos.

via: http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=3056108&page=2

Outros links:
http://expresso.sapo.pt/novo-presidente-do-banco-do-vaticano-lidera-empresa-ligada-ao-nazismo
http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=29&did=96874
http://br.noticias.yahoo.com/papa-sai-mas-deixa-nomeado-novo-presidente-banco-173422183.html

Gostou? Compartilhe esta publicação nas redes sociais



0 comentários:

Postar um comentário