Os segredos do Vaticano

Clique aqui para comentar esta publicação


17/02/2013
Desde o anúncio da renúncia de Bento XVI, diversos segredos relativos à saúde do chefe da Igreja Católica vieram à tona. Na quinta-feira, o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, admitiu que o Papa batera a cabeça durante uma visita ao México em 2012. O sombreiro que usou na viagem teria como objetivo ocultar o ferimento. Dois dias antes, o mesmo assessor reconheceu que o Pontífice tinha um marcapasso há dez anos e que escondeu uma cirurgia para trocar a bateria do aparelho em novembro passado. Coube ao L’Osservatore Romano, o jornal do Vaticano, revelar que a decisão de renunciar já estava tomada desde maio do ano passado.

A tradição de segredos do Vaticano não é nova e pode ter consequências trágicas, como quando o mundo descobre escândalos de abuso sexual, nos quais bispos transferiram religiosos acusados para outras paróquias, em vez de denunciar os crimes. O silêncio é institucionalizado, e vai dos assuntos mais graves ao mais corriqueiros da Santa Sé.

"É preciso entender que todos os funcionários do Vaticano e suas autoridades fazem um juramento quando assumem um cargo", lembra John Thavis, autor do livro Vatican Diaries."Isso não é algo tranquilo. Eles prometem manter em segredo qualquer informação relativa ao Papa".

Uma das mais curiosas tentativas do Vaticano de esconder um fato foi quando o Papa João Paulo I morreu repentinamente, em 29 de setembro de 1978, após só 33 dias de papado. Enquanto fiéis discutiam teorias conspiratórias - que chegaram a mencionar uma ação da máfia e o Banco do Vaticano -, a Santa Sé tentava manter uma informação oculta mais prosaica: seu corpo foi descoberto por uma freira, que ia acordá-lo.

Segundo o Vaticano, Albino Luciani morreu de infarte. Mas uma autópsia nunca foi autorizada, alimentando rumores como o de envenenamento. Uma década depois, o escritor e jornalista britânico John Cornwell levantou uma hipótese diferente: João Paulo I não teria suportado a pressão do cargo e deixado, conscientemente, de tomar seus medicamentos. Uma teoria um pouco estranha, se for considerado que Luciani ficou conhecido durante seu breve pontificado pela expressão risonha e afável.

Seu antecessor, Paulo VI, teve um segredo revelado após a sua morte. Seu secretário particular, monsenhor Pasquale Macchi, contou que o Papa levava sob as vestes pontifícias um cilício - uma espécie de cinturão feito de crina ou lã áspera, às vezes com pontas, usado como forma de penitência.

Já o Papa João Paulo II, que teve um papel forte na desintegração do comunismo, teria sido alvo de uma campanha da KGB para desacreditá-lo. O polonês Karol Wojtyla soube usar de seu carisma para combater o comunismo, fazendo com que sua mensagem ultrapassasse a Cortina de Ferro. De acordo com o jornalista Tad Szule, autor de uma biografia do Pontífice, os partidos comunistas e o serviço secreto russo tentaram mostrar as políticas do Vaticano como prejudiciais, mas não tiveram muito sucesso.

A Santa Sé justifica a discrição em torno dos papas argumentando que eles são detentores da verdade divina, descompromissados com as leis mundanas e dotados de infalibilidade. Em particular, a palavra do Papa é a final em qualquer questão. Mas Bento XVI pode deixar o pontificado como um dos mais discretos ocupantes do Trono de Pedro.

Ele conseguiu manter alguns de seus segredos a salvo mesmo dos membros mais próximos, embora alguns deles estivessem sob seus narizes. Um convento dentro do Vaticano, por exemplo, vinha sendo reformado há meses. Oficialmente, as obras seriam para abrigar mais freiras. O novo inquilino, no entanto, deve chegar assim que o novo papa for escolhido e atende pelo nome de Joseph Ratzinger - um teólogo alemão que soube como ninguém liberar apenas as informações que desejava e quando desejava.

via: http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/mundo/2013/02/17/interna_mundo,423806/os-segredos-do-vaticano.shtml

Gostou? Compartilhe esta publicação nas redes sociais



0 comentários:

Postar um comentário