Ossadas de 800 anos são descobertas em cemitério no México

Clique aqui para comentar esta publicação


Arqueólogos mexicanos descobriram vestígios que poderiam ser de um panteão pré-hispânico no Estado de Puebla, em San Andres Cholula, segundo o arqueólogo Carlos Cedillo, encarregado pelas explorações no local. Até o momento, os especialistas encontraram 63 cadáveres e estão analisando os ossos que poderiam ser de outros 22 indivíduos.

Trata-se da maior descoberta de ossadas pré-hispânicas na região, de acordo com o arqueólogo. Os restos seriam correspondentes ao período pós-Clássico Médio, de uma antiguidade de cerca de 800 anos.

"As ossadas se encontram na mesma área, muitas delas em bom estado. Podemos falar em um panteão pré-hispânico: à primeira vista, temos desde crianças até adultos, mas o laboratório nos dará com precisão as idades. É uma descoberta muito relevante", acrescentou Cedillo, arqueólogo do Inah (Instituto Nacional de Antropologia e História), órgão ligado ao governo mexicano.

Os arqueólogos estudam a qual cultura pertenceria o panteão e devem determinar se são Olmecas-Xicalancas ou Chichimecas, civilizações que se assentaram naquele período na região.

Em dezembro passado foram encontrados da mesma forma 13 cadáveres - adultos e crianças - em uma avenida próxima.

De maneira aleatória, os arqueólogos abrem poços em busca de vestígios nas ruas que passarão por obras. Em caso de encontrar algo com valor histórico, a zona é isolada para retirar o que foi descoberto.


Gostou? Compartilhe esta publicação nas redes sociais



0 comentários:

Postar um comentário