OBAMA: “HÁ POUCA DIFERENÇA ENTRE O COMUNISMO E O CAPITALISMO”

Clique aqui para comentar esta publicação


 Conferência na Usina da Arte, um centro cultural no bairro de La Boca
23 de março de 2016


“Basta escolher o que funciona”


O presidente Obama causou polêmica depois de ter sugerido a uma plateia de jovens argentinos que não havia grande diferença entre o comunismo e o capitalismo e que eles devem apenas “escolher o que funciona”.

Obama respondeu a uma pergunta sobre as organizações comunitárias sem fins lucrativos e a necessidade de atrair financiamento de ambos os setores público e privado.

“Então, muitas vezes, no passado, houve uma divisão entre esquerda e direita, entre capitalistas e comunistas ou socialistas, e especialmente nas Américas, isso tem sido um grande debate”, disse Obama.

“Esses são argumentos intelectuais interessantes, mas acho que para a sua geração, vocês devem ser práticos e apenas escolher o que funciona. Vocês não têm que se preocupar se isso realmente se encaixa na teoria socialista ou na teoria capitalista. Vocês devem apenas optar pelo que funciona”, acrescentou.

Obama passou a elogiar o sistema socialista de Cuba do ditador Raul Castro, divulgando o livre acesso do país à educação básica e cuidados de saúde, embora tenha reconhecido que a própria Havana “parece como na década de 1950”, porque a economia “não está funcionando”.

Obama concluiu seus comentários, argumentando que um sistema de mercado “tem que ter uma base comunitária e ética e moral e social”.

A reação às afirmações não foi bonita.

“Este homem é realmente destrutivo, realmente nocivo e realmente ignorante”, escreveu Jim Hoft.

“O marxista na Casa Branca está apagando as linhas entre duas ideologias perigosas e o que tornou os EUA grande, assim como ele apagou as nossas fronteiras. Este é um homem que se sentiria em casa na China comunista”, repreendeu o Independent Sentinel.




******

NOTA do Portal dos Anjos:

E por acaso o comunismo funciona ou funcionou em algum país? Para o povo, querendo dizer, e não para os ditadores enrustidos. Como bem disse Olavo de Carvalho no twitter (11.02.2016): “o comunista promete uma democracia e cria uma ditadura”.



******


Gostou? Compartilhe esta publicação nas redes sociais



0 comentários:

Postar um comentário