Uturuncu: O Despertar de um SUPERVULCÃO na Bolívia?

Clique aqui para comentar esta publicação


Medições mostram que a montanha vem crescendo, o que sugere que o vulcão, cuja última erupção ocorreu há mais de 300 mil anos está inflando gradualmente - Foto: The New York Times
Nota: No dia 21 de fevereiro de 2012, o Terra Notícias publicou a seguinte matéria: Cientistas: Novo supervulcão pode se desenvolver na Bolívia, e hoje (28-03-2012), foi publicado uma notícia similar no site Volcano Discovery (trecho abaixo).
Está cedo para tirar qualquer conclusões, mas o interessante é o fato de vários vulcões estarem se manifestando em tão pouco tempo.

Uturuncu: O Despertar de um SUPERVULCÃO na Bolívia?
De acordo cientistas que trabalham com o geólogo Dr. Shan de Silva da Universidade de Oregon, o solo sob o vulcão está inflando, o que pode estar enchendo a "câmara" de magma.
Junto com milhares de micro-tremores, isso poderia indicar uma futura erupção.
A última erupção deste vulcão foi aproximadamente 270.000 anos atrás.

O estudo revelou que existem em média 2,6 terremotos por hora, com um máximo de 14 por hora, registrado em cerca de 4 km de profundidade abaixo do centro da elevação, a 4 km ao sudoeste da cúpula do vulcão.
Em seu artigo, Sparks e colaboradores ( 2008) escreve: "A agitação atual, juntamente com anomalias geofísicas e 270 ka de dormência, indicam que o sistema magmático está em um período prolongado de intrusão. Tais circunstâncias podem levar a erupção de grandes volumes de magma com potencial para a formação da caldeira.
Caso este super-vulcão, entre de fato em erupção, pode liberar dezenas de milhares de quilômetros cúbicos de magma, o que teria efeitos catastróficos.
No entanto, tal cenário deve ser tomado com cautela.

Leia a notícia na íntegra (Inglês):
http://www.volcanodiscovery.com/uturuncu/supervolcano.html
Veja também: Atividade Vulcânica intensa em março/2012

Gostou? Compartilhe esta publicação nas redes sociais



0 comentários:

Postar um comentário