Índia: Chuvas de Meteoritos + misterioso som ouvido na terça-feira (22/05)

Clique aqui para comentar esta publicação


NAGPUR: Agora é oficial. As bolas de fogo vistas por algumas pessoas no distrito e cidade de Akola na terça-feira, foram chuvas de meteoritos espalhados por uma área de mais de 200km. Eles viajaram em direção leste e caíram em Katol Tehsil, distrito de Nagpur. É a primeira vez que chuvas de meteoritos foram gravadas em Vidarbha. Uma equipe do GSI para mais provas, fará em um dia ou dois o levantamento de toda a área onde as pessoas tinham testemunhado bolas de fogo e explosões, como o som.

No entanto, a razão científica do som permanece inexplicada. Especulações são de que o som poderia ser o efeito cumulativo de diferentes peças de um grande número de meteoritos que caem sobre uma vasta área ou de impacto de um grande e único que caiu em uma área desabitada como a floresta profunda ou leitos dos rios.

Os cientistas também não estão certos de qualquer correlação, se houver, entre os meteoritos que caem e tremores de 2,1 na escala Richter registrados na mesma época. Eles disseram que um tremor causado pelo impacto de um meteorito enorme, não poderia ser descartado, mas os dois eventos que acontecem em conjunto também poderiam ser uma coincidência.


Uma equipe de geólogos liderados pelo diretor-geral adjunto (DDG) do Serviço Geológico da Índia (GSI) região Central na cidade Binod Kumar, recolheu pedaços de meteoritos pequenos a partir de locais diferentes e em torno da cidade Katol na noite de quarta-feira. "Recebemos uma chamada de telefone a partir Katol em torno de 05:00 na quarta-feira sobre algumas pedras, como objetos caídos em lugares diferentes. Corri para o local com quatro geólogos e recolhemos os pedaços. Todas as peças são meteoritos", disse Kumar.

O DDG disse que muitas pessoas tinham ouvido o som.

A equipe GSI confirmou os fatos na presença do tehsildar Katol. Peças de quatro locais diferentes em Laxmi Nagar, Layout IUDP, estrada Khutamba e layout IUDP para Nagpur, estradas que foram coletados, respectivamente, pelos moradores da cidade Nathoji Ramakrishna Charde, Govinda Muralidhar Mahajan, Javed Shaikh Razzak e Pundlik Kashiram Shivarkar. "As peças estão em nossa posse. Vamos enviá-los para a nossa sede em Calcutá, onde será produzida a sua química exata e análise física e sua idade determinada, utilizando o método de radioisótopos", disse Kumar.

O diretor do departamento de petrologia G Suresh disse que todas as peças eram de um "meteorito pedregoso", como eles eram muito ricos em minerais de silicato e quantidades diminutas de ferro e níquel. "A superfície é preta por causa da queima de efeito à medida que entrou na atmosfera da Terra", disse ele. A amostra de Lakshmi Nagar é maior (9.5X9X5.5cm) e pesa 673,5 gramas.

O geólogo SH Wankhede disse, "quando todas as amostras coletadas estão frias, elas contêm alguns nódulos de ferro e níquel. Esta peça causou um impacto no terreno e criou um vazio de 8X6X10 centímetros", disse ele. O terceiro geólogo Mohammed Shareef disse que a terceira peça recuperada de um campo agrícola naestrada em Khutamba, caiu sobre um teto de ferro galvanizado e o perfurou.

O Raman Science Centre coordenador do projeto de Shrikant Pathak esclarece que os meteoritos, por vezes, causam um som

quando explodem no ar ou grandes pedaços colidem um com o outro. Soe ocorreu também no caso de uma quebra de uma cavidade no interior de um pedaço de meteorito. Grandes sons ocorrem apenas quando grandes pedaços atingem a Terra.

"Mas é difícil especificar a razão para o som, a menos que encontre um pedaço muito maior do meteorito em outro lugar na região", disse ele.

Algumas chuvas de meteoritos conhecidas na Índia:
16 de fevereiro de 1827 - Mhow em Madhya Pradesh tinha ferido um homem
27 de setembro de 2003 - Mayurbhanj em Orissa
23 setembro, 2008 - Hosur aldeia em Tamil Nadu

Extraído de: http://articles.timesofindia.indiatimes.com/2012-05-26/nagpur/31863...
Traduzido por Andrea Cortiano

Gostou? Compartilhe esta publicação nas redes sociais



0 comentários:

Postar um comentário