É com muita honra que a Associação Portuguesa de Reiki disponibiliza a Tese de Doutoramento do Dr.Ricardo Monezi, cuja defesa foi realizada no mês de Junho de 2013. Esta honra vem, por ser a primeira tese de doutoramento realizada na área do Reiki, em português, assim como é uma justa homenagem ao grande homem, amigo e investigador, Ricardo Monezi. Hoje o Reiki deu mais um passo para aqueles que têm a necessidade de encontrar explicações lógicas e mensuráveis sobre esta aplicação.
Muito há ainda a fazer no campo da investigação mas os pilares estão lançados. Em Portugal temos também a Prof. Antónia Maura Ferreira a terminar a sua tese. Também o Prof. Dr. António Cabrita fez um estudo sobre Reiki na Universidade de Coimbra e cada vez mais se desenvolvem os estudos e as teses, sendo eles reconhecidos por nós com o Prémio Hayashi de Investigação Reiki. Cada vez mais a comunidade de Reiki fica engrandecida com estes contributos. Resta agora, aos praticantes, exercerem a sua prática de forma consistente e profissional, nunca relegando para segundo plano a doação e os cinco princípios de Reiki que são a nossa filosofia de vida e guias orientadores.
Acredito que Mikao Usui se sinta honrado por este esforço.
Ricardo Monezi é também galardoado com o Prémio Hayashi de Investigação Reiki, por este trabalho.
A Ricardo Monezi e a todos os que têm remado a favor de e de uma prática consistente e contra a maré da incredulidade, um grande bem-hajam. Só por hoje, sou grato!
João Magalhães,
Presidente, Associação Portuguesa de Reiki

Efeitos da prática do Reiki sobre aspectos psicofisiológicos e de qualidade de vida de idosos com sintomas de estresse: estudo placebo e randomizado

Tese apresentada à Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina, para a obtenção do Título de
Doutor em Ciências.
São Paulo
2013
RICARDO MONEZI JULIÃO DE OLIVEIRA

Introdução

ricardo moneziO estresse constitui-se como um desvio da homeostase, podendo contribuir para o desenvolvimento de uma série de sintomas que podem representar um prejuízo à saúde do idoso. Esta crescente parcela da população mundial tem procurado práticas integrativas e complementares como o Reiki, técnica de imposição de mãos, para o controle de doenças crônicas e melhora do bem estar. Com o objetivo de avaliar se a terapêutica Reiki poderia produzir alterações psicofisiológicas e de qualidade de vida em idosos com sintomas de estresse este estudo, que durou oito semanas, mensurou em um grupo de voluntários que receberam Reiki e um grupo que recebeu um tratamento Placebo, respostas psicológicas como níveis de estresse, ansiedade, depressão, percepções de tensão e bem estar, qualidade de vida, além de respostas fisiológicas como temperatura periférica, tensão muscular e condutância elétrica da pele. O conjunto dos resultados obtidos sugere que a terapêutica Reiki produz alterações psicofisiológicas e de qualidade de vida em idosos compatíveis com uma redução significativa de estresse.

Discussão

p.60
Atualmente o Reiki figura como uma das técnicas de imposição de mãos mais utilizadas entre a população, o que vem chamando a atenção de alguns pesquisadores quanto à avaliação de sua efetividade (252). Estudos sugerem que o uso racional, além da qualidade crescente de pesquisas que trazem informações a respeito da segurança e eficácia das terapias integrativas e complementares foram decisivas no deslocamento dessas modalidades terapêuticas da marginalidade para a linha de frente do cuidado humano (46, 235). Uma grande parcela da população idosa busca complementar seus tratamentos convencionais utilizando-se de intervenções que promovam seu bem estar, saúde e qualidade de vida de maneira integral (253, 254). Dessa maneira, o presente estudo buscou verificar como o Reiki poderia atuar sobre aspectos psicológicos, fisiológicos e de qualidade de vida de idosos que sofrem com sintomas de estresse, uma síndrome que pode ser relacionada com o desenvolvimento de diversos distúrbios psicossomáticos (255). A resposta ao estresse afeta o sistema nervoso central, envolvendo efeitos fisiológicos decorrentes principalmente da estimulação do ramo simpático do sistema nervoso autônomo (256), que podem levar a um aumento da pressão sanguínea e da frequência cardíaca. Um grande volume de sangue é deslocado dos órgãos digestivos para grandes músculos esqueléticos, a fim de gerar a resposta de luta ou fuga, descrita por Hans Selye na década de 50 (13). Como resultado, verifica-se a redução da temperatura e elevação da condutância elétrica da pele (257). Sintomas e comorbidades relacionados ao estresse podem ser detectados tanto quantitativamente como qualitativamente, através da utilização de equipamentos que mensuram os níveis de tensão muscular, condutância elétrica da pele e temperatura ou inventários e escalas psicológicas específicas, como as utilizadas no presente estudo.

Ricardo Monezi

Conclusões

P. 71
  1. Nossos resultados sugerem que a terapêutica Reiki produziu as seguintes alterações psicofisiológicas e de qualidade de vida em idosos com estresse, através da promoção de um possível estado de relaxamento, superior ao constatado no grupo Placebo:
    1. Redução dos níveis de estresse;
    2. Redução dos níveis de ansiedade e depressão;
    3. Redução da percepção de tensão muscular e elevação da percepção de bem estar;
    4. Elevação dos níveis de qualidade de vida referente aos domínios:
      1. “Aspectos espirituais, Religião e Crenças pessoais”; “Físico”; “Psicológico”;
      2. além das facetas “Autonomia” e “Intimidade”;
    5. Elevação da temperatura periférica da pele;
    6. Redução da tensão muscular do músculo frontal e condutância elétrica da pele.
  2. Sugere-se a realização de futuros estudos, de natureza multidisciplinar, a fim de aprofundar a compreensão a respeito dos possíveis mecanismos psicofisiológicos e físicos envolvidos com a técnica Reiki.
[box type="info"]
Efeitos da prática do Reiki sobre aspectos psicofisiológicos e de qualidade de vida
de idosos com sintomas de estresse:estudo placebo e randomizado. / Ricardo Monezi
Julião de Oliveira. — São Paulo, 2013.
Título em inglês: Effects of Reiki practice on psychophysiological and quality of life
aspects of elderly patients with stress symptoms: a randomized placebo study.
Podem ler a Tese de Doutoramento de Ricardo Monezi aqui…
[/box]
Prémio Hayashi de Investigação Reiki
Extraído de: http://www.associacaoportuguesadereiki.com/reiki/reiki-em-portugal/2013/06/27/ricardo-monezi-tese-de-doutoramento-de-reiki/

****
o Reiki é uma técnica de magia negra que foi desenvolvida pelos Jesuítas como forma de "plugar" os "terapeutas da nova Era" todos numa mesma fonte de "energia".
*******

LEIA TAMBÉM

*O REIKE, ARMA OCULTA DOS JESUÍTAS* - Centro de Pesquisas da Ordem Mundial (C.R.O.M.)


http://jornalcelestial.portaldosanjos.net/2014/07/o-reike-arma-oculta-dos-jesuitas-centro.html#more


*****