Derrotando o Islão Extremista - Um Imperativo Ocidental

Clique aqui para comentar esta publicação





  • A infiltração desta ideologia é uma reminiscência da propagação do comunismo e deve ser derrotada de forma semelhante - não com armas, mas expondo sua verdadeira natureza e fornecendo uma alternativa. O Ocidente primeiro deve abandonar, no entanto, a noção de que o islamismo radical é uma questão interna muçulmana, mais do que o comunismo era uma "questão russa" que "os russos" precisavam resolver.

  • Além disso, os pontos de vista dos estudiosos liberais muçulmanos, que rejeitam toda a premissa do islamismo extremista e político, devem ser apoiados e amplamente divulgados.

  • Finalmente, os imãs nos países ocidentais devem ser mantidos no mesmo padrão que os membros de outras profissões. Eles devem ser obrigados a receber licenças ocupacionais, com base em critérios determinados pelo estado, em conjunto com os muçulmanos modernos que buscam uma vida pacífica e a capacidade de se integrar em suas sociedades sem medo de repercussões nas mãos dos fundamentalistas.

......................................................................................................................



Muitos imãs no Ocidente - cidadãos dos Estados Unidos, Canadá e outros países - usam seus púlpitos para promover práticas que vão contra os valores democráticos e, finalmente, levam ao terrorismo.
Alguns chamam seu rebanho para matar judeus, cristãos e muçulmanos "infiéis" que não aderem à interpretação mais estrita do Islã. Outros justificam o casamento de homens adultos com garotas de nove anos de idade. Há aqueles, também, que defendem o "direito" do marido de se casar com suas esposas.
Ao contrário de algumas afirmações, o tipo de clérigos que pregam assassinatos e abusos sexuais nas mesquitas norte-americanas e européias não sofrem de condições socioeconômicas precárias e não estão mentalmente desequilibrados. Em vez disso, eles são fiéis seguidores de uma interpretação do Islã que prevê o estabelecimento de um califado mundial governado pela lei da Sharia. Eles acreditam profundamente que a única maneira de entrar no paraíso de Deus é viver pela letra do Alcorão e do Hadith (as palavras e ações do Profeta Muhammed).
É de tais imãs, a maioria dos quais são graduados de instituições islâmicas de renome no Oriente Médio e na Ásia, que os muçulmanos no Ocidente estão recebendo orientação. A chave entre essas instituições é Al-Azhar, um centro sunita baseado no Cairo para ensino superior, com a participação de estudantes de todo o mundo. Seu currículo inclui conteúdo extremista, como princípios que matar "apóstatas" é uma obrigação divina; que é dever de um muçulmano humilhar suas presas por meio de abuso sexual; que os adúlteros devem ser apedrejados até a morte, e que os cristãos e os judeus são "inimigos de Deus".
 
 


Muitos imãs no Ocidente são graduados do Al-Azhar do Cairo, um centro sunita para o ensino superior. Seu currículo inclui conteúdo extremista, como princípios que matar "apóstatas" é uma obrigação divina; que é dever de um muçulmano humilhar suas presas por meio de abuso sexual; que os adúlteros devem ser apedrejados até a morte, e que os cristãos e os judeus são "inimigos de Deus". (Fonte da imagem: Diego Delso / Wikimedia Commons) 
 Sempre que confrontados por críticos no Ocidente chamando-os para a tarefa de difundir ensinamentos tão violentos, muitos imãs respondem ao encobrir seus objetivos reais, dizendo que os textos devem ser lidos no contexto do tempo que foram escritos e destacando pacifica e tolerante Versos do Alcorão. Outros clérigos - aqueles que não sabem adaptar sua retórica aos ouvidos ocidentais - admitem abertamente as verdadeiras intenções de sua ideologia religiosa.

A infiltração desta ideologia é uma reminiscência da propagação do comunismo e deve ser derrotada de forma semelhante - não com armas, mas expondo sua verdadeira natureza e fornecendo uma alternativa.  

O Ocidente primeiro deve abandonar, no entanto, a noção de que o islamismo radical é uma questão interna muçulmana, mais do que o comunismo era uma "questão russa" que "os russos" precisavam resolver.

O islamismo e os muçulmanos são partes integrantes das sociedades ocidentais, e o terrorismo islâmico é um problema global.

Além disso, os pontos de vista dos estudiosos liberais muçulmanos, que rejeitam toda a premissa do islamismo extremista e político, devem ser apoiados e amplamente divulgados. Entre estes, destacam-se intelectuais - como o Nasr Hamid Abu Zayd, do Egito; Mohammed Arkoun, um argelino que morreu na França em 2010; A justiça da Suprema Corte egípcia Muhammad Sa'id al-'Ashmawi; o Programa de entrevista egípcio do anfitrião Islam Bahiri; e o tardio teólogo sudanês Mahmoud Muhammad Taha - todos os quais forneceram provas, com base no conhecimento do Alcorão e Hadith, de que o "califado" é meramente um projeto para colonizar mais terras, como fizeram todos os impérios antigos, e que a hostilidade em relação aos judeus ligados à batalha de Muhammed com o Banu Qurayza no século 7 deveria ter terminado há muito tempo.
Os inovadores muçulmanos também abundam no Ocidente e devem ser os que estabelecem mesquitas, instituições educacionais e meios de comunicação, para fornecer seguidores com uma alternativa ao islamismo político. Finalmente, os imãs nos países ocidentais devem ser mantidos no mesmo padrão que os membros de outras profissões. Eles devem ser obrigados a receber licenças ocupacionais, com base em critérios determinados pelo estado, em conjunto com os muçulmanos modernos que buscam uma vida pacífica e a capacidade de se integrar em suas sociedades sem medo de repercussões nas mãos dos fundamentalistas.


Saied Shoaaib  é um escritor e pesquisador muçulmano, especializado em movimentos islâmicos. Ele pode ser contactado em: saiedshoaaib@gmail.com

    
Saied Shoaaib no
Twitter

Extraído de: https://www.gatestoneinstitute.org/10378/defeating-extremist-islam

Gostou? Compartilhe esta publicação nas redes sociais



0 comentários:

Postar um comentário