Em ovelhas, Lobos e Pastores (On Sheep, Wolves and Sheepdogs)

Clique aqui para comentar esta publicação


Trecho do livro: Em ovelhas, Lobos e Pastores (On Sheep, Wolves and Sheepdogs)

Se você quer ser um cão pastor, você deve tomar uma decisão consciente e moral todos os dias para se dedicar, equipar e se preparar para prosperar naquele momento tóxico e corrosivo quando o lobo bater na porta.
Jul 3, 2008




A seguinte passagem é do livro, " On Combat ", do tenente-coronel Dave Grossman, Exército dos EUA (Ret.), E é reimpresso com permissão do autor. 
A honra nunca envelhece e a honra alegra o coração da idade. Isso acontece porque a honra é, finalmente, defender essas coisas nobres e dignas que merecem defender-se, mesmo que isso aconteça a um alto custo. Em nosso tempo, isso pode significar desaprovação social, desprezo público, sofrimento, perseguição ou, como sempre, até mesmo a própria morte. A questão permanece: o que vale a pena defender? O que vale a pena morrer? O que vale a pena viver?
WILLIAM J. BENNETT, EM PALESTRA NA ACADEMIA NAVAL DOS ESTADOS UNIDOS, EM 24 DE NOVEMBRO DE 1997

Um veterano do Vietnã, um velho coronel aposentado, disse-me uma vez: “A maioria das pessoas de nossa sociedade é de ovelhas. Eles são criaturas gentis, gentis e produtivas que só podem machucar um ao outro por acidente ”. Isso é verdade. Lembre-se, a taxa de homicídios é de seis por 100.000 por ano, e a taxa de agressão agravada é de quatro por mil por ano. O que isto significa é que a grande maioria dos americanos não está inclinada a ferir um ao outro.
"On Combat" analisa o que acontece com o corpo humano sob as tensões da batalha mortal.
"On Combat" analisa o que acontece com o corpo humano sob as tensões da batalha mortal.
Algumas estimativas dizem que dois milhões de americanos são vítimas de crimes violentos todo ano. Um números trágico, assustador, talvez um recorde em matéria de crimes violentos. Mas existem quase 300 milhões de americanos, o que significa que as chances de ser vítima de um crime violento ainda é consideravelmente menor que uma em cem, em qualquer ano. Ainda, como muitos dos crimes violentos são praticados pelas mesmas pessoas, o número real de cidadãos violentos é consideravelmente menor que ois milhões. 
Assim, há um paradoxo, e devemos compreender os dois extremos da situação: podemos estar nos momentos mais violentos da história, mas a violência ainda é notavelmente rara. Isso ocorre porque a maioria dos cidadãos são pessoas boas e decentes que não são capazes de se ferir, exceto por acidente ou sob extrema provocação. Eles são ovelhas.
Não quero dizer nada negativo chamando-os de ovelhas. Para mim, é como o ovo bonito do Azul RobinNo interior é macio e pegajoso, mas algum dia ele se transformará em algo maravilhoso. Mas o ovo não pode sobreviver sem sua casca azul dura. Policiais, soldados e outros guerreiros são como essa casca, e um dia a civilização que eles protegem se transformará em algo maravilhoso. Por enquanto, porém, eles precisam de guerreiros para protegê-los dos predadores.
“Então há os lobos”, disse o velho veterano de guerra, “e os lobos se alimentam das ovelhas sem misericórdia”. Você acredita que há lobos por aí que se alimentam do rebanho sem misericórdia? É melhor você acreditar. Há homens maus neste mundo e eles são capazes de atos malignos. No momento em que você esquece ou finge que não é assim, você se torna uma ovelha. Não há segurança na negação.
“Então há cães pastores”, continuou ele, “e eu sou um cão pastor. Vivo para proteger o rebanho e confrontar o lobo.” Ou, como dizia um comunicado de uma agência da polícia da Califórnia: “Intimidamos aqueles que intimidam os outros”.
Se você não tem capacidade para violência, então você é um cidadão produtivo saudável: uma ovelha. Se você tem capacidade para a violência e não tem empatia pelos seus concidadãos, então você definiu um sociopata agressivo - um lobo. Mas e se você tiver capacidade de violência e um profundo amor pelos seus concidadãos? Então você é um cão pastor, um guerreiro, alguém que está seguindo o caminho do herói. Alguém que pode andar no coração das trevas, na fobia humana universal, e sair ileso.
O dom da agressão
"O que acontece ao seu redor ... compara pouco com o que acontece dentro de você."
RALPH WALDO EMERSON
Todos receberam um presente na vida. Algumas pessoas têm um dom para a ciência e algumas têm um talento para a arte. E os guerreiros receberam o dom da agressão. Eles não usariam melhor este presente do que um médico usaria em suas artes de cura, mas anseiam pela oportunidade de usar seu dom para ajudar os outrosEssas pessoas, aquelas que foram abençoadas com o dom da agressão e um amor pelos outros, são nossos cães pastores. Estes são nossos guerreiros.
Uma policial de carreira me escreveu sobre isso depois de participar de uma das minhas sessões de treinamento da Bulletproof Mind:
"Eu quero dizer obrigado por finalmente esclarecer porque eu posso fazer o que faço. Eu sempre soube porque eu fiz isso. Eu amo meus [cidadãos], mesmo os ruins, e tinha um dom que eu poderia retribuir para a minha comunidade. Eu simplesmente não conseguia identificar por que eu podia atravessar o caos, o sangue, a tristeza, se for dada uma chance, tente fazer tudo melhorar, e saia do outro lado."
Deixe-me expandir o excelente modelo deste antigo soldado das ovelhas, lobos e cães pastores. Nós sabemos que as ovelhas vivem em negação; é isso que faz delas ovelhas. Elas não querem acreditar que existe mal no mundo. Elas podem aceitar o fato de que incêndios podem acontecer, e é por isso que eles querem extintores de incêndio, borrifadores de incêndio, alarmes de incêndio e saídas de incêndio nas escolas de seus filhos. Mas muitos deles estão indignados com a ideia de colocar um policial armado na escola de seus filhos. Nossas crianças têm dezenas de vezes mais chances de serem mortas e milhares de vezes mais propensas a serem gravemente feridas, por violência escolar do que por incêndios nas escolas, mas a única resposta das ovelhas à possibilidade de violência é a negação. A ideia de alguém vir matar ou ferir seus filhos é muito difícil, então eles escolhem o caminho da negação.
As ovelhas geralmente não gostam do cão pastor. Ele se parece muito com o lobo. Ele tem presas e capacidade para a violência. A diferença, porém, é que o cão pastor não pode, não pode e nunca irá prejudicar as ovelhas. Qualquer cão pastor que prejudique intencionalmente o menor cordeirinho será punido e removido. O mundo não pode funcionar de outra maneira, pelo menos não em uma democracia representativa ou em uma república como a nossa.
Ainda assim, o cão pastor perturba as ovelhas. Ele é um lembrete constante de que existem lobos na terra. Elas prefeririam que ele não lhes dissesse para onde ir, ou lhes desse ingressos para o trânsito, ou ficassem prontos em nossos aeroportos com uniformes de camuflagem segurando um M-16. As ovelhas prefeririam que o cão pastoreie suas presas, pulverizassem tinta em branco e prossigam em "Baa".
Até o lobo aparecer. Então o bando inteiro tenta desesperadamente se esconder atrás de um único cão pastor. 
Como Kipling disse em seu poema sobre "Tommy", o soldado britânico:
We aren't no thin red 'eroes, nor we aren't no blackguards too, 
But single men in barricks, most remarkable like you; 
An' if sometimes our conduck isn't all your fancy paints, 
Why, single men in barricks don't grow into plaster saints; 
While it's Tommy this, an' Tommy that, an` Tommy, fall be'ind," 
But it's " Please to walk in front, sir," when there's trouble in the wind
There's trouble in the wind, my boys, there's trouble in the wind, 
O it's " Please to walk in front, sir," when there's trouble in the wind.

Os alunos, as vítimas, na Columbine High School eram grandes e durões estudantes do ensino médio e, em circunstâncias normais, não gastariam uma hora do dia para um policial. Eles não eram garotos maus; eles simplesmente não tinham nada a dizer para um policial. Quando a escola estava sob ataque, no entanto, e as equipes da SWAT estavam limpando as salas e os corredores, os policiais tiveram que arrancar fisicamente os garotos que gritavam e soluçavam. É assim que os cordeirinhos se sentem em relação ao cão pastor quando o lobo está na porta. Veja o que aconteceu depois de 11 de setembro de 2001, quando o lobo bateu forte na porta. Lembre-se de como os Estados Unidos, mais do que nunca, se sentiram diferentes em relação a seus policiais e militares? Lembre-se quantas vezes você ouviu a palavra herói?
Entenda que não há nada moralmente superior sobre ser um cão pastor; é exatamente o que você escolhe ser. Entenda também que um cão pastor é um bicho engraçado: ele está sempre farejando o perímetro, checando a brisa, latindo para as coisas que acontecem à noite e ansiando por uma batalha justa. Ou seja, os jovens pastores anseiam por uma batalha justa. Os velhos cães pastores são um pouco mais velhos e mais sábios, mas eles se movem ao som das armas quando necessário junto com os jovens.
Aqui está como as ovelhas e os cães pastores pensam de forma diferente. As ovelhas fingem que o lobo nunca virá, mas o cão pastor vive para esse dia. Depois dos ataques de 11 de setembro de 2001, a maioria das ovelhas, ou seja, a maioria dos cidadãos nos Estados Unidos disse: “Graças a Deus eu não estava em um desses aviões.” Os cães pastores, os guerreiros, disseram: “Querido Deus, eu Eu gostaria de ter estado em um desses aviões. Talvez eu pudesse ter feito a diferença.” Quando você é realmente transformado em um guerreiro e realmente se empenha em guerreiro, você quer estar lá. Você quer ser capaz de fazer a diferença.
Enquanto não há nada moralmente superior sobre o cão pastor, o guerreiro, ele tem uma vantagem real. Apenas uma. Ele é capaz de sobreviver e prosperar em um ambiente que destrói 98% da população.
Houve pesquisas realizadas há alguns anos com indivíduos condenados por crimes violentos. Esses contras estavam na prisão por atos de violência sérios e predatórios: assaltos, assassinatos e assassinatos de policiais. A grande maioria disse que eles visavam especificamente as vítimas pela linguagem corporal: andar caído, comportamento passivo e falta de consciência. Eles escolhem suas vítimas como os grandes felinos na África, quando escolhem um dos rebanhos menos capazes de se proteger.
No entanto, quando havia pistas dadas pelas vítimas em potencial que indicavam que não iriam facilmente, os contras disseram que iriam embora. Se os contras sentissem que o alvo era um "contra-predador", isto é, um cão pastor, eles o deixariam em paz a menos que não houvesse outra escolha a não ser se envolver.
Um policial me disse que viajava de trem para trabalhar todos os dias. Um dia, como de costume, ele estava de pé no carro lotado, vestido com jeans, camiseta e jaqueta, segurando um poste e lendo um livro. Em uma das paradas, dois valentões de rua embarcaram, gritando, xingando e fazendo todas as coisas desagradáveis ​​possíveis para intimidar os outros cavaleiros. O policial continuou a ler seu livro, embora mantivesse o olhar atento sobre os dois punks enquanto caminhavam ao longo do corredor fazendo comentários às passageiras do sexo feminino e batendo nos ombros dos homens ao passarem.
Ao se aproximarem do oficial, ele baixou o romance e fez contato visual com eles. - Você tem algum problema, cara? - perguntou um dos punks desafiados por QI. "Você acha que é durão, ou algo assim?" O outro perguntou, obviamente ofendido por não estar se esquivando deles.
"De fato, sou durão", disse o oficial, calmamente e com um olhar firme.
Os dois olharam para ele por um longo momento, e então, sem dizer uma palavra, se viraram e voltaram pelo corredor para continuar a provocação dos outros passageiros, as ovelhas.
Algumas pessoas podem ser destinadas a serem ovelhas e outras podem ser geneticamente preparadas para serem lobos ou cães pastores. Mas acredito que a maioria das pessoas pode escolher qual delas quer ser, e tenho orgulho de dizer que mais e mais americanos estão optando por se tornar cães pastores.
Sete meses após o ataque em 11 de setembro de 2001, Todd Beamer foi homenageado em sua cidade natal, Cranbury, Nova Jersey. Todd, como você lembra, era o homem no Voo 93 sobre a Pensilvânia, que ligou para o celular para alertar uma operadora da United Airlines sobre o seqüestro. Quando soube dos outros três aviões de passageiros que tinham sido usados ​​como armas, Todd largou o telefone e pronunciou as palavras:  "Let's roll"  “Vamos rolar”, que as autoridades acreditam que foi um sinal para os outros passageiros para confrontar os sequestradores terroristas. Em uma hora, uma transformação ocorreu entre os passageiros - atletas, empresários e pais - de ovelhas para cães pastores e juntos eles lutaram contra os lobos, salvando um número desconhecido de vidas no solo.
"Você tem alguma idéia de como seria difícil viver com você depois disso?"
"Aqui não há segurança para os homens honestos, exceto por acreditar em todo mal possível dos homens maus." 
EDMUND BURKE, REFLEXÕES SOBRE A REVOLUÇÃO NA FRANÇA
Aqui é o ponto que eu gostaria de enfatizar, especialmente para os milhares de policiais e soldados com quem falo a cada ano. Na natureza, as ovelhas, ovelhas de verdade, nascem como ovelhas. Cães pastores nascem assim, e assim são os lobos. Eles não tiveram escolha. Mas você não é um bicho. Como ser humano, você pode ser o que você quer ser. É uma decisão moral consciente.
Se você quer ser uma ovelha, então você pode ser uma ovelha e tudo bem, mas você deve entender o preço que você paga. Quando o lobo vier, você e seus entes queridos vão morrer se não houver um cão pastor para protegê-lo. Se você quer ser um lobo, você pode ser um, mas os cães pastores vão caçar você e você nunca terá descanso, segurança, confiança ou amor. Mas se você quer ser um cão pastor e seguir o caminho do guerreiro, então você deve tomar uma decisão consciente e moral todos os dias para se dedicar, equipar e se preparar para prosperar naquele momento tóxico e corrosivo quando o lobo bater à porta.
Por exemplo, muitos oficiais carregam suas armas na igreja. Eles estão bem escondidos em coldres de tornozelo, coldres de ombro ou coldres dentro do cinto enfiados na parte de baixo das costas. Toda vez que você vai a alguma forma de serviço religioso, há uma chance muito boa que um policial em sua congregação esteja carregando. Você nunca saberá se existe tal pessoa em seu lugar de adoração, até que o lobo pareça matar você e seus entes queridos.
Eu estava treinando um grupo de policiais no Texas e, durante o intervalo, um policial perguntou a seu amigo se ele levava a arma para a igreja. O outro respondeu "Eu nunca vou desarmado à igreja" Eu perguntei porque ele tinha uma opinião tão firme a esse respeito, e ele me contou a respeito de um policial que ele conhecia que estava em um massacre em uma igreja em Fort Worth, Texas, em 1999. Nesse incidente, uma pessoa desequilibrada mentalmente entrou na igreja e abriu fogo, matando quatorze pessoas. Ele disse que o policial acreditava que ele podia ter salvo todas as vidas naquele dia se ele estivesse carregando sua arma. Seu próprio filho foi atingido, e tudo o que ele pôde fazer foi atirar-se sobre o corpo do garoto e esperar a morte. Aquele policial me olhou nos olhos e disse "Você tem ideia do quão difícil é viver consigo mesmo depois disso?"
Alguns indivíduos ficariam horrorizados se soubessem que este policial estava carregando uma arma na igreja. Eles poderiam chamá-lo de paranoico e provavelmente o desprezariam. No entanto, esses mesmos indivíduos ficariam furiosos e pediriam “cabeças rolando” se descobrissem que os airbags em seus carros estavam com defeito, ou que o extintor de incêndio e os chuveiros de incêndio na escola de seus filhos não funcionavam. Eles podem aceitar o fato de que incêndios e acidentes de trânsito podem acontecer e que deve haver salvaguardas contra eles. Sua única resposta ao lobo, no entanto, é a negação e, com demasiada frequência, sua resposta ao cão pastor é desprezo e desdém. Mas o cão pastor se pergunta calmamente: "Você tem alguma ideia de como seria difícil viver consigo mesmo se seus entes queridos fossem atacados e mortos, e você tivesse que ficar ali impotente porque estava despreparado para aquele dia?"
O guerreiro deve limpar a negação de seu pensamento. O treinador Bob Lindsey, um renomado treinador policial, diz que os guerreiros devem praticar o pensamento “quando e depois”, e não “se / quando”. Em vez de dizer: “Se acontecer, então eu vou agir”, o guerreiro  diz: acontece então eu estarei pronto. ”
É a negação que transforma pessoas em ovelhas. As ovelhas são psicologicamente destruídas pelo combate porque sua única defesa é a negação, que é contraproducente e destrutiva, resultando em medo, desamparo e horror quando o lobo aparece.
A negação te mata duas vezes. Te mata uma vez, no momento da verdade, quando você não está fisicamente preparado: você não trouxe sua arma; você não treinou. Sua única defesa foi pensamento desejoso. Esperança não é uma estratégia. A negação mata-o uma segunda vez, porque mesmo se você sobreviver fisicamente, será psicologicamente destruído pelo medo, desamparo, horror e vergonha em seu momento de verdade.
Chuck Yeager, o famoso piloto de testes e primeiro homem a voar mais rápido que a velocidade do som, diz que sabia que poderia morrer. Não houve negação para ele. Ele não se permitiu o luxo da negação. Essa aceitação da realidade pode causar medo, mas é um medo saudável e controlado que irá mantê-lo vivo:
"Eu sempre tive medo de morrer. Sempre. Foi o meu medo que me fez aprender tudo o que pude sobre o meu avião e meu equipamento de emergência, e me manteve voando respeitando minha máquina e sempre alerta no cockpit."
GENERAL DE BRIGADA CHUCK YEAGER, "YEAGER, UMA AUTOBIOGRAFIA"
Gavin de Becker coloca isso em " Fear Less ", seu soberbo livro pós-11 de setembro, que deveria ser leitura obrigatória para qualquer um que tentasse entrar em acordo com nossa atual situação mundial: "... a negação pode ser sedutora, mas ela tem um efeito colateral insidioso. Apesar de toda a paz de espírito que aqueles que negam a realidade supostamente alcançam por dizerem que as coisas não são tão sérias assim, a queda que eles sofrem quando ficam cara a cara com a violência é muito mais perturbadora."

A negação é uma situação de "poupe agora pague mais tarde", uma enganação, um contrato escrito só em letras miúdas. A longo prazo, a pessoa que nega acaba conhecendo a verdade em algum nível.

Assim, o guerreiro deve lutar para enfrentar a negação em todos os aspectos de sua vida, e preparar-se para o dia em que o mal chegará.

Se você é um guerreiro que é legalmente autorizado a carregar uma arma e você sai sem levar essa arma, então você se transforma em uma ovelha, fingindo que o homem mau não virá hoje. Ninguém pode estar ligado 24 horas por dia, 7 dias por semana, a vida inteira. Todos precisam de tempo de repouso. Mas se você está autorizado a portar uma arma e você sai sem ela, respire fundo e diga para si mesmo:

"BÉÉÉÉÉÉÉ..." 

Este negócio de ser uma ovelha ou um cão pastor não é uma dicotomia sim-não. Não é uma escolha do tipo tudo ou nada. É uma questão de graus, um continuum. De um lado está uma ovelha desprezível, cabeça-de-grama e do outro lado está o último guerreiro. Poucas pessoas existem completamente de um lado ou de outro. A maioria de nós vive em algum lugar no meio. Desde o 11 de setembro, quase todos na América deram um passo adiante, longe da negação. As ovelhas deram alguns passos em direção a aceitar e apreciar seus guerreiros, e os guerreiros começaram a levar seu trabalho mais a sério. O grau em que você se move para cima desse continuum, longe de ovelhas e negações, é o grau em que você e seus entes queridos sobreviverão, física e psicologicamente, em seu momento de verdade.

O Tenente-Coronel Dave Grossman é um erudito, autor, soldado e palestrante internacionalmente reconhecido, que é um dos maiores especialistas do mundo no campo da agressão humana e as raízes da violência e do crime violento. O Coronel Grossman é professor de psicologia em West Point, professor de Ciência Militar e um Ranger do Exército que combinou suas experiências para se tornar o fundador de um novo campo de pesquisa científica, que tem sido chamado de “killologia”. Grossman fez novas contribuições revolucionárias para a nossa compreensão do assassinato em guerra, os custos psicológicos da guerra, as causas do atual "vírus" do crime violento que grassa em todo o mundo, e o processo de cura das vítimas da violência, em guerra e Paz.






Gostou? Compartilhe esta publicação nas redes sociais



0 comentários:

Postar um comentário