Anak Krakatau, uma ilha vulcânica no Estreito de Sunda entre as ilhas de Java e Sumatra, na Indonésia, entrou em erupção nesta terça-feira e lançando colunas de cinzas e rochas no ar.
O aumento da atividade vulcânica e terremotos levou as autoridades a pôr em prática uma zona de exclusão de 2 km para turistas e pescadores locais.
A Vulcanologia da Indonésia e o Centro de Geologia de Mitigação de Desastres informou que cerca de 6 a 7 mil terremotos vulcânicos foram registrados diariamente durante o fim de semana e na segunda-feira. O Total de terremotos, diariamente, geralmente não ultrapassam de 100 a 200 tremores.
Sismólogos ainda estão tentando determinar o tipo e a dimensão da erupção que está em andamento.
A erupção de Anak Krakatau (que para a Indonésia é considerado o "Filho de Krakatoa"), é a maior desde janeiro de 2011, quando foi emitida cinzas a mais de 600 m no ar, forçando a evacuação de dezenas de milhares dos habitantes locais. O vulcão também entrou em erupção em 29 de outubro de 2010 no qual as principais autoridades da Indonésia emitiram o alerta de nível 2.
A ilha explodiu também em 1883, matando cerca de 40.000 pessoas, embora algumas estimativas considerem que o número de mortos foram maiores. A explosão foi considerada o som mais alto que já se ouviu falar na história moderna; segundo relatos o som foi ouvido a aproximadamente 4.800 km a partir de seu ponto de origem. A onda de choque da explosão foi gravado em barógrafo ao redor do globo.
Fonte: http://www.irishweatheronline.com
Tradução: André - mestresascensos.com
0 comentários:
Postar um comentário